domingo, 18 de agosto de 2013

Folga no volante escamoteável do opala Diplomata 89/90. Passo a passo.






                                                                       Passo 1-

 Vamos lá, aqui todo nós sabemos que é onde vai a almofada do volante. Após retirar, com uma chave estrela remova os quatro parafusos que vai no suporte da buzina. Feito isso desconecte o fio, pronto retire o contato.

Passo 2- 

Retirar a porca usando a chave de número 22 mm, deixando a ignição travada para ajudar, após feito isso usa-se um saca volante. 


Passo 3-

Pronto fica desse jeito, essa peça com vários dentes é o que faz o volante travar. Para retirar não é fácil, pelo menos eu já havia tirado outras vezes, quando fui trocar a mola da seta. voltando, aqui vai precisar de mais uma pessoa,uma com as duas mãos vai pressionar para dentro, o outro com uma faca ou uma chave de fenda fina vai retirar a trava que vai no meio do eixo que vai a porca, tirando essa trava o outro vai soltando vagarosamente. porque atras dessa peça vai uma mola com pressão.


Passo 4-

Após feito passo 3, assim ficará. Guardem cuidadosamente as peças, elas não são fáceis de se encontrar, e sem elas não da pra fazer a remontagem. 


Imagem de outro angulo.


Passo -5

Agora nós vamos, retirar o contado da seta, cuidado quando for retirar, o bracinho se é assim que se chama, essa peça de ferro na esquerda da da foto presa com uma chave estrela, olhe primeiro como ele fica encaixado, para você poder colocar novamente. Após feito isso, retire o contato da seta, são três parafusos estrela.


Passo 6-

Pronto, vai por baixo da coluna de direção, empurra o rabicho da seta e da chave do limpador, quando conseguir desencaixar (deixa pendurado) o contado da seta, você vai ver três parafuso estria, não me lembro o número da chave no momento, antes de tira eles você tira a borboleta (cilindro da chave) de ignição como: repare bem que você vai ver uma tava, no cilindro da chave ai por dentro do volante mesmo, empurre ela para dentro e puxando para fora. Feito isso você remove os três parafusos assim essa primeira capa preta vai sair, e vai ficar pendurada...

Veja o vídeo, onde fica localizado os parafusos.

Obs: a chave que aperta os ditos parafusos que folgam a direção, é de número 6 canhão, eu só conseguir apertar dois, porque o terceiro fica bem escondido mesmo, mas esses dois valem pelos três, apertando caba com a folga.







3 comentários:

  1. Parebéns pelo post!! muito bom mesmo! obrigado pela ajuda, vou fazer a manutenção no meu opala!

    ResponderExcluir
  2. aquela peça que você chama de braçinho quebrou onde encontro para comprar !!!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite qual o nome e medida da chave que solta esses parafusos

    ResponderExcluir